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Uma nova pesquisa internacional conduzida pela Provenir, líder global em soluções de decisão orientadas por inteligência artificial, revela um dado preocupante: quase 50% dos executivos do setor financeiro ainda enfrentam desafios significativos na gestão de risco de crédito e na prevenção de fraudes. Diante desse cenário, a maior parte das instituições está reformulando suas estratégias para 2025, com a IA ganhando protagonismo nesse movimento de transformação digital.
O levantamento foi realizado com cerca de 200 tomadores de decisão — entre gerentes, diretores e vice-presidentes — de instituições financeiras na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. O objetivo foi mapear os principais obstáculos e prioridades relacionados à tomada de decisão em risco de crédito, prevenção a fraudes e adoção de tecnologias emergentes.
Principais destaques da pesquisa:
A pesquisa também destaca as consequências da fragmentação tecnológica: 59% dos executivos afirmam que a operação de múltiplos sistemas de decisão prejudica a fluidez dos dados e a visão integrada dos clientes. Já 52% relatam ineficiências operacionais e 28% identificam impactos negativos na experiência do usuário final.
“As instituições financeiras estão atentas à crescente complexidade do cenário de riscos e sabem que precisam inovar para garantir decisões mais ágeis, seguras e centradas no cliente,” destaca Carol Hamilton, Chief Product Officer da Provenir.
No que diz respeito à prevenção de fraudes, 37% dos profissionais entrevistados dizem que ainda enfrentam obstáculos na orquestração e integração de novas fontes de dados — o que compromete a eficácia dos sistemas antifraude. Além disso, 36% apontam dificuldades no uso de IA e machine learning para detectar fraudes em tempo real. A necessidade de romper silos entre as áreas de risco de crédito e fraude também foi mencionada por um terço dos entrevistados como essencial para uma abordagem antifraude verdadeiramente integrada.
De acordo com Patricia Matheus, Country Manager da Provenir, o setor financeiro tem evoluído de forma acelerada em função da necessidade de integração de dados, decisões em tempo real e a prevenção de fraudes.
“Sabemos que o consumidor brasileiro valoriza agilidade e segurança, e a Inteligência Artificial é uma aliada indispensável para reforçar estes valores. Com plataformas integradas e modelos preditivos ajustáveis em tempo real, ajudamos as instituições financeiras a oferecerem jornadas mais fluidas, seguras e centradas no cliente," afirma.
“Com plataformas de decisão baseadas em IA, é possível unificar as equipes de risco e fraude, viabilizando uma visão 360º do cliente e decisões mais estratégicas em todas as etapas do ciclo de vida”, afirma Carol Hamilton, Chief Product Officer da Provenir.
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Atualizado em: 11/08/2025 11:14 |